O impacto do Programa Saúde na Escola sob a ótica de docentes e profissionais de saúde

Carine Amabile Guimarães, Narciso Vieira Soares, Carine Mazureck

Resumo


Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar se as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) estão sendo realizadas e qual o impacto destas para saúde do escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa transversal. Participaram do estudo profissionais das ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e professores das series inicias de um município de pequeno porte do interior do Estado do RS, no segundo semestre de 2017. Os dados foram coletados mediante entrevista utilizando-se um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, e a analise de dados ocorreu mediante análise do conteúdo das falas.  Entre os resultados foi possível perceber a falta de comunicação entre o setor saúde e educação o que prejudica o desenvolvimento das ações que devem ser realizadas junto as escolas, também a falta de recursos matérias e de capacitação para os profissionais. Considerações Finais: identificou-se a grande relevância que o PSE tem perante os profissionais da saúde e educação, apesar de ainda existir inúmeros impasses para sua execução. Acredita-se então que a aproximação entre a escola e a unidade de saúde é fundamental para a promoção da saúde de crianças, adolescentes e jovens saudáveis e que o PSE é o elo para essa concretização.

 

Descritores: Saúde escolar; Educação em saúde; Enfermagem.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/ricsb.v2i1.2678

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ISSN: 2594-7877