O ENSINO DA QUÍMICA NA ESCOLA BÁSICA: O QUE SE TEM NA PRÁTICA, O QUE SE QUER EM TEORIA
Resumo
O Ensino de Química da escola básica tem se caracterizado pela pura memorização de informações que não guardam qualquer relação com a vida do aluno. O tradicionalismo ainda domina a prática de grande parte dos professores da disciplina. Partindo dessas concepções, o objetivo deste trabalho foi realizar uma reflexão sobre as principais propostas e estratégias pedagógicas inovadoras para o Ensino de Química, surgidas nas últimas décadas. A metodologia utilizada fundamentou-se na pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, usando como principal referencial teórico os PCN+. As principais propostas para uma prática diferenciada discutidas neste trabalho foram: as atividades experimentais (aulas práticas), as atividades de estudo do meio ou da realidade, a diversificação de recursos e materiais didáticos, o computador e a internet, a metodologia de projetos e o processo de avaliação. As discussões mostraram que o Ensino de Química desenvolvido nas escolas de Ensino Básico de todo país ainda tem um longo caminho a percorrer. É preciso que as discussões e reflexões que se realizam gerem práticas inovadoras e renovadoras, capazes de conferir novo significado do conhecimento químico para o contexto dos discentes.
Palavras-chave
Ensino De Química; Escola Básica; Novas Metodologias; Ensino Tradicional
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i2.1245
##plugins.generic.alm.title##
##plugins.generic.alm.loading##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450