AS FUNÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Karen Martins Limberger, Thelma Duarte Delgado Brandolt, Diana Schuch Bertoglio

Resumo


O trabalho buscou analisar as percepções de alunos do mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS sobre a função da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. O estudo teve como ponto de partida um levantamento das percepções dos mestrandos por meio de depoimentos escritos que, posteriormente, foram transcritos e cujos dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva.  Com base nessas informações, constatou-se que a função da experimentação no Ensino de Ciências e Matemática possibilita a integração entre teoria e prática, beneficia a contextualização, desafia e contribui para a motivação do aluno, desenvolve habilidades e competências e favorece a reconstrução do conhecimento.

Palavras-chave


Experimentação; Educação em Ciências e Matemática; Ensino e Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i2.1317

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail