ENSINO DE BOTÂNICA: METODOLOGIAS, CONCEPÇÕES DE ENSINO E CURRÍCULO
Resumo
Este trabalho busca apresentar uma pesquisa documental, através de análise temática de conteúdos, referente às diferentes metodologias e categorias de currículo que perpassam/embasam o ensino de botânica no Brasil. Assim como, discutir algumas das metodologias encontradas em trabalhos publicados na sessão de ensino, nos anais dos Congressos Brasileiros de Botânica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Botânica entre os anos de 2004 até 2013, a saber: Trilha ecológica, atividades práticas, ensino de Botânica interdisciplinar, jogos didáticos, aulas práticas de campo, glossário, recursos visuais, cursos de formação, manual didático, materiais didáticos e modelos, herbário, trilhas interpretativas, aplicação de questionários, redes sociais, atlas digital, horta escolar, jardim didático, etnobotânica, paródias musicais. Na perspectiva de compreender os processos de ensino de botânica no que tange as teorias de currículo, classificamos os trabalhos em caráter tradicional (60:106), crítico (28:106) e pós-crítico(18:106). A análise permitiu reconhecer estratégias de formação de professores e de ensino de Ciências e Biologia, para os conteúdos botânicos. A diversidade de trabalhos nos remete a questionamentos verificando que muito se discute currículo, formas de ensinar, refletir, repensar, refazer o ensino brasileiro, porém pouco tem avançado em termos de significação e identidade curricular, assim como, discutir a formação de professores nesta área.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i2.1541
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