ENGENHARIA DIDÁTICA (ANÁLISES PRELIMINARES E ANÁLISE A PRIORI): O CASO DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE SEGUNDA ORDEM

Francisco Regis Vieira Alves

Resumo


Reconhecidamente, determinados assuntos em Matemática, sobretudo àqueles do locus acadêmico, exigem um grau considerável de abstração mental. Assim, o presente manuscrito evidencia uma discussão sobre o uso do design de investigação garantido pela Engenharia Didática – ED, tendo em vista uma mediação do assunto Equações Diferenciais Ordinárias de segunda ordem, assunto que exige habilidades cognitivas específicas do estudantes. O trabalho aborda as duas primeiras fases sistemáticas previstas pela ED, nominadas de análises preliminares e análise a priori, enfatizando a concepção de situações problema sobre a matéria, com arrimo de uma discussão afetada pelos momentos dialéticos da Teoria das Situações Didáticas – TSD. Indica ainda a exploração do software GeoGebra, tendo como escopo evidenciar certos elementos heurísticos e intuitivos, no contexto da resolução de problemas de equações do tipo , com . Dessa forma, sob a influência do pensamento de Figueiredo & Neves, enfatiza um ensino que coloca em discussão um conhecimento que não se restringe a um modelo de ensino formalista ortodoxo e indefectível que se manifesta na academia.


Palavras-chave


Engenharia Didática, Equações Diferenciais Ordinárias, Ensino, Visualização

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v6i2.1827

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail