Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul: Desafios da Gestão Escolar

Fabiane de Andrade Leite, Débora Raquel Petry

Resumo


Este texto apresenta um estudo do processo de reestruturação curricular do ensino médio no Rio Grande do Sul. Objetivou-se analisar como os gestores de escolas da rede pública estadual compreendem a inserção do componente curricular Seminário Integrado no Ensino Médio Politécnico, tendo em vista que a implantação dessa política pública ocorreu no ano de 2012. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que colaboraram gestores de três escolas estaduais vinculados a uma Coordenadoria Regional de Educação do noroeste do estado do RS. O estudo tem como instrumento um questionário semiestruturado realizado pelos gestores das escolas e, como metodologia de trabalho, usou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Por meio da interpretação dos dados destacam desafios e possibilidades oriundas do processo de operacionalização da proposta. Na categoria desafios identificam-se aspectos políticos, teóricos e administrativos que, segundo os gestores, limitaram as ações de implantação e, quanto as possibilidades, observam-se aspectos pedagógicos, dentre os quais destaca-se a inserção da pesquisa em sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.1870

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail