Elaboração de Sequências Didáticas sobre o Ensino de Zoologia: perspectivas e concepções em construção
Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso
Resumo
O Ensino de Zoologia é um dos conteúdos programáticos de Ciências e Biologia com maior número de nomes e conceitos a serem memorizados, ocupando grande parte do currículo de Ciências da Educação Básica, comprovando-se pela maioria dos livros didáticos utilizados pelos professores. No entanto, não se percebe na organização dos livros e concepções pedagógicas dos educadores uma compreensão sistêmica dos seres vivos. O objetivo desse artigo é verificar se licenciandos de um curso em Educação do Campo - Licenciatura em Ciências da Natureza souberam realizar uma sequência didática problematizadora para o Ensino de Zoologia, tendo em vista as estratégias didáticas e formas de avaliação. É uma pesquisa qualitativa, baseada na análise temática (MINAYO, 2006). Constatou-se que a concepção de problematização das sequências é relacionada a questionamentos mais descritivos e conceituais, as estratégias didáticas demonstram indícios de um ensino dialógico, houve equívocos conceituais entre instrumentos e critérios avaliativos. Percebeu-se que a produção de sequências didáticas no curso de licenciatura caracteriza-se como um relevante instrumento de planejamento de ensino, oportunizando diversos caminhos metodológicos, formas de avaliação e uma reflexão sobre a prática de aula pelos docentes.
Palavras-chave
Sequências Didáticas, Problematização Inicial; Estratégia Didática
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i1.2281
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ISSN: 2237-4450