UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Giovana Aparecida kafer

Resumo


Neste trabalho, investiga-se uma prática pedagógica desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2014, com estudantes de uma turma de segundo ano de ensino médio. Objetivando investigar a contribuição do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) PBwork para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular de química, foi implementado uma página no ambiente virtual, que se constituiu no problema central analisado. Aulas expositivas e dialogadas, experimentos em laboratório, simulações no PhET (Interactive Simulations for Teaching and Learning Physics) e resolução de exercícios também foram empregados para abordar os conceitos de soluções. Atividades em sala de aula, no laboratório de química e de informática, postagens no AVA e entrevistas foram os meios para diagnosticar qualitativamente a avaliação da prática pedagógica. A partir das metodologias empregadas, foi possível constatar um crescimento potencial dos conceitos relacionados às soluções, evidenciando que as metodologias utilizadas proporcionaram aprendizagem significativa. Nas entrevistas, os estudantes informaram que a alternativa metodológica fez com que percebessem a química sob uma ótica diferente. Os resultados deste estudo evidenciam que é possível que práticas pedagógicas que utilizam o AVA podem ser instrumentos de aprendizagem que diversificam e potencializam métodos tradicionais de ensino.


Palavras-chave


ambiente virtual de aprendizagem; ensino de química; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.2297

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Giovana Aparecida kafer

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail