CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Sorái Vaz da Silva, Leonir Lorenzetti

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções de professores dos anos inicias que atuam nas escolas públicas municipais da cidade de Quatro Barras-PR sobre a formação de conceitos científicos. Face a tímida análise do tema nos trabalhos publicados nos Enpec’s dos últimos dezoito anos, verificou-se a importância de mapear esta visão por parte dos professores. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, composto de onze questões, que foi respondido por 40 professores que atuam nos anos inicias. Os dados foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados encontrados sinalizam uma deficiência na concepção de formação de conceitos em ciências naturais, sinalizando que um dos fatores é a deficitária formação destes professores tanto na formação inicial quanto na Formação Continuada. Assim o mapeamento das concepções dos professores proporcionou elementos para a elaboração de curso de formação continuada que contribua para a melhoria do ensino de ciências nos anos iniciais.


Palavras-chave


formação de conceitos, anos iniciais, ensino de ciências, formação continuada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2344

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