A Física Moderna e Contemporânea na formação de engenheiros: a análise das estruturas curriculares de duas instituições

Ana Paula Grimes Souza, José Francisco Custódio, Mikael Frank Rezende Jr.

Resumo


Recentemente, ainda de forma incipiente, pesquisas têm apontado a necessidade de enfatizar conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em Cursos de Engenharia, a fim de formar profissionais engenheiros com perfis capazes de acompanhar inovações tecnológicas. Nesta pesquisa, temos o objetivo de aprofundar a compreensão da relação entre conteúdos de FMC e a formação de engenheiros apresentando a análise de vinte e três estruturas curriculares de Engenharia em duas universidades públicas brasileiras. Foram coletados dados institucionais sobre a natureza do curso, a carga horária total de cada curso, a carga horária de disciplinas de Física e a quantidade aproximada de horas-aula destinadas à FMC. Concluímos que há boa ênfase nos Cursos de Engenharia Eletrônica, de Materiais, Elétrica e Produção Elétrica da primeira universidade; e Engenharia Eletrônica, Elétrica, Computação e Controle e Automação da segunda universidade. Nos demais cursos a presença da FMC é apenas introdutória e/ou informativa.

Palavras-chave


Física Moderna e Contemporânea, Cursos de Engenharia, Currículo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i3.2507

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Ana Paula Grimes Souza, José Francisco Custódio, Mikael Frank Rezende Jr.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail