A PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO O MÁGICO DE O2 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Jéssica Santos Valério, Lucas César da Silva, Jane Raquel Silva de Oliveira

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições para o ensino de química da peça de teatro científico O Mágico de O2. A peça possui enredo inspirado em uma obra literária clássica e experimentos químicos atrativos, e foi apresentada para estudantes de ensino médio e de ensino fundamental. Os dados para esta pesquisa foram obtidos em duas etapas: entrevistas com alunos após a apresentação da peça; e aplicação em sala de aula de um questionário sobre os experimentos. Os resultados evidenciaram que o teatro científico possibilita: ampliar o universo cultural dos espectadores, promover motivação e envolvimento dos alunos com experimentos químicos, favorecer a relação entre aspectos fenomenológicos e teóricos da química, estimular o uso e apropriação da linguagem química, e identificar falhas conceituais no pensamento do aluno.

Palavras-chave


divulgação científica; teatro; ensino de química; atividades experimentais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2513

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Jéssica Santos Valério, Lucas César da Silva, Jane Raquel Silva de Oliveira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450