Uso do Software Avogadro no Ensino de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE)
Eduardo da Silva Firmino, Caroline de Goes Sampaio, Antonia Clarycy Barros Nojosa, Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra, Gabriela Clemente Brito Saldanha, Ana Karine Portela Vasconcelos, Maria Cleide da Silva Barroso
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal avaliar o desempenho do software Avogadro no ensino de CLAE. Por exigir a compreensão de conceitos complexos, essa técnica pode ser difícil de ser compreendida pelos alunos, o que pode ser minimizado com a utilização de softwares. Foi realizada uma aula dentro do cronograma da disciplina de Química Analítica III utilizando como tema de contextualização a análise de agrotóxicos em pimentão. Os estudantes observaram as moléculas dos agrotóxicos e levantaram hipóteses de qual seria primeiro detectada no equipamento de CLAE observando as suas estruturas previamente. Após esse primeiro momento, foi realizada uma simulação no Avogadro em que os estudantes poderiam observar a polaridade das moléculas, propriedade essencial para entender a CLAE, para confrontar com as hipóteses previamente levantadas. Foi aplicado um questionário aos estudantes pelo Google Forms para avaliarem o Avogadro após a realização da aula. As avaliações do software foram positivas, em que os estudantes pontuaram a exatidão das simulações mostradas pelo Avogadro, e da semelhança que se mostrou com os resultados experimentais. Concluiu-se que a utilização do Avogadro se mostrou favorável para utilização no ensino, possibilitando um melhor entendimento da técnica através da visualização do fenômeno antes da experimentação.
Palavras-chave
Ensino de Química, CLAE, Software Avogadro, Objeto de Aprendizagem
DOI:
http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.3026
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Direitos autorais 2020 Eduardo da Silva Firmino, Caroline de Goes Sampaio, Antonia Clarycy Barros Nojosa, Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra, Gabriela Clemente Brito Saldanha, Ana Karine Portela Vasconcelos, Maria Cleide da Silva Barroso
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