Sequência didática de Termodinâmica: um material potencialmente significativo

Simone Bonora Mazaro, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que buscou identificar se uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e estruturada a partir da obra A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo de Termodinâmica. A sequência foi implementada com um grupo de estudantes da segunda série do ensino médio de um município do interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizaram-se o diário de bordo elaborado pela professora, no decorrer da implementação, e entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes. A análise dos dados guiou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como categorias a priori: relação dos conteúdos estudados com os conhecimentos anteriores dos estudantes; diferenciação progressiva e reconciliação integradora; materiais utilizados; participação e comprometimento nas atividades propostas; e estrutura e metodologia empregadas nas aulas. Como resultado, percebeu-se que a sequência proposta pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo de Termodinâmica no ensino médio, visto que as atividades e os textos nela contidos favorecem a relação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os assuntos abordados e possibilitam estabelecer ligações entre esses conhecimentos.


Palavras-chave


Ensino de Física, aprendizagem significativa, A volta ao mundo em 80 dias, material potencialmente significativo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v10i2.3067

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Simone Bonora Mazaro, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo

Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

ISSN: 2237-4450

 
What do you want to do ?
New mail