CONCEPÇÕES DOS BOLSISTAS DO PIBID/URI/MATEMÁTICA SOBRE O PLANEJAMENTO: ALGUNS DESAFIOS
Resumo
Neste artigo apresenta-se a análise de duas das atividades realizadas no âmbito de uma pesquisa de doutorado, a qual foi desenvolvida com um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo/RS. Tais atividades foram desenvolvidas com objetivo de identificar e analisar como este programa tem contribuído no processo de formação docente dos bolsistas, quando estes realizam um planejamento de ações para o ensino da Matemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e os dados produzidos foram analisados considerando os aportes da Análise Textual Discursiva. Resultados apontam que ações desenvolvidas no programa proporcionaram aos acadêmicos, além de momentos de discussão e reflexão, o reconhecimento da importância do planejamento no trabalho docente e de como futuros professores de Matemática ir formando uma postura em relação a Matemática a ser levada para as salas de aula, bem como com relação aos caminhos metodológicos para essa ação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i3.3361
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Científico e Tecnológico – PGEnCT
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo
Rua Universidade das Missões, 464, Santo Ângelo – RS
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2237-4450