EXPLORAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE SÉRIES: O CASO DOS SOFTWARES GEOGEBRA E O CAS MAPLE
Resumo
Para o entendimento da noção de série infinita, requer-se, de modo padrão, o estudo de outras noções. Dentre elas, destacam-se a noção de sequência de números reais e a noção de convergência. Não obstante, o ensino, quer seja ele no contexto do Cálculo ou de Análise Real, que desconsidera as potencialidades da tecnologia, restringe toda atividade do aprendiz ao domínio do raciocínio lógico-dedutivo. O caráter de injunção refere-se ao fato de que priorizamos esta forma de raciocínio, em detrimento de um entendimento primeiro, tácito, informal, pouco sistematizado, costumeiramente chamado de intuitivo. Demarcamos, de modo inicial, algumas situações estreitamente vinculadas com o tratamento e domínio do conceito de série infinita, em seu contexto histórico. Doravante, indicam-se situações específicas em que se podem destacar as potencialidades do software Geogebra e do Software de Computação Algébrica – CAS Maple. Mostram-se, também, problemas descritos em termos dos aspectos geométricos e numéricos com o arrimo desses. Por fim, os elementos acrescidos neste escrito ao estudo de séries, graças à tecnologia, detêm a possibilidade de sugerir a criação de cenários diversificados para seu ensino no locus acadêmico.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2237-4450/v4i1.999
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