2016
v. 6, n. 2 (2016)
Com imensa satisfação que a equipe editorial da revista ENCITEC disponibiliza mais uma de suas edições, cumprindo seu papel na difusão das pesquisas na área de Ensino. Papel esse que acreditamos que tenha sido cumprido com esmero, publicando inúmeros trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas e nas mais diversas modalidades de ensino, o que se reflete na qualificação recebida pela ENCITEC no QUALIS/CAPES, passando a fazer parte do estrato B1 da área de Ensino (área 46).
Agradecemos todas as contribuições e expressamos o desejo de que as publicações desta edição possam estimular novas iniciativas e fomentar a qualificação permanente dos pesquisadores, bem como de professores atuantes em todos os níveis de Ensino.
A todos uma boa leitura!
João Carlos Krause (Editor)
v. 6, n. 1 (2016)
É com satisfação que mais um número da ENCITEC (Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista) é publicado. Este número traz artigos científicos de diferentes áreas, perpassando diferentes tipos de pesquisas, seja ela para o ensino, sobre o ensino ou sobre reflexões dos professores sobre suas práticas pedagógicas. Assim em seu sexto ano a ENCITEC continua a manter a sua proposta de difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologias e Saúde, mantendo o seu caráter multidisciplinar, trazendo à tona muitos dos desafios que cada tipo de pesquisa em Ensino em diferentes áreas enfrenta, com suas diferentes problemáticas. Agradecemos todas as contribuições e desejamos que nesta edição, onde apresentamos nove artigos científicos, todos tenham ótimas leituras.
João Carlos Krause (Editor)
2015
v. 5, n. 2 (2015)
Em mais um de seus números, a Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC), traz 6 trabalhos, sendo um relato de experiência e 5 artigos científicos de diversas áreas relacionadas ao Ensino de Ciência e Tecnologia, como Educação em Saúde, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Educação Básica. Assim neste segundo número de seu quinto ano a ENCITEC, cumpre mais uma vez o seu papel na difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde, reforçando o seu caráter multidisciplinar.
Agradecemos todas as contribuições e desejamos que os trabalhos publicados neste número possam colaborar para novas iniciativas e fomentar a qualificação permanente de pesquisadores e professores de todos os níveis de ensino.
A todos uma ótima leitura.
João Carlos Krause (Editor)
v. 5, n. 1 (2015)
A Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC) lança neste momento seu volume 5, número 1, trazendo 8 artigos de pesquisas em diversas áreas, tratando sobre assuntos que perpassam os mais diversos temas, passando pela Educação em Saúde, Ensino de Matemática, Ensino de Química, Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, e desta forma cumprindo mais uma vez o seu papel na difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde. Neste quinto ano da ENCITEC, este novo número agora publicado, da continuidade à sua política de publicar trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas relacionadas ao ensino, reforçando mais uma vez o seu caráter multidisciplinar.
Agradecemos as contribuições e expressamos o desejo de que as publicações desta edição possam estimular novas iniciativas e desta fomentar a qualificação permanente dos pesquisadores, bem como de professores atuantes em todos os níveis de Ensino.
A todos uma ótima leitura.
João Carlos Krause (Editor)
2014
v. 4, n. 2 (2014)
Neste quarto ano de existência A Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC) lança seu volume 4, número 2, trazendo 8 trabalhos entre artigos de pesquisas e vários relatos de experiências, cumprindo seu papel na difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde. Os assuntos de que tratam os trabalhos perpassam os mais diversos temas, desde o ensino de física, educação infantil a formação de professores, entres outros temas de relevância para a área de ensino. Neste novo número o caráter multidisciplinar da ENCITEC se reforça dando continuidade à sua política de publicar trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas relacionadas ao ensino.
Agradeço a todos que contribuíram com seus artigos para esta edição e expresso o desejo de que esta publicação possa continuar estimulando novas iniciativas e fomentando a qualificação permanente dos pesquisadores ligados ao ensino.
A todos uma ótima leitura.
João Carlos Krause (Editor)
v. 4, n. 1 (2014)
A Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista (ENCITEC) em seu quarto ano de existência lança seu volume 4, número 1, trazendo artigos de pesquisas e relatos de experiências, cumprindo seu papel na difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde. Os trabalhos hora publicados tratam dos mais diversos assuntos, desde o ensino de ciências em anos iniciais, passando por práticas educativas, educação Matemática e ensino de Química, até práticas de extensão para o ensino de Astronomia. Sendo assim, a ENCITEC, continua a publicar trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas relacionadas ao ensino, solidificando o caráter multidisciplinar a que se propõe o periódico.
A todos uma ótima leitura.
João Carlos Krause
2013
v. 3, n. 2 (2013)
É com satisfação que a equipe editorial da revista ENCITEC disponibiliza mais uma de suas edições, cumprindo seu papel na difusão das pesquisas na área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde. Papel esse que acredita-se que tenha sido cumprido com esmero, publicando trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas e nas mais diversas modalidades de ensino, salientando cada vez mais o caráter multidisciplinar a que se propõe o PPGEnCT.
O ensino no Brasil sempre se viu desafiado e temas como qualidade na educação básica e formação de professores e os artigos, que ora são publicados, remetem a soluções referentes a situações de ensino nas mais diversas áreas.
Nesta edição, apresentamos cinco artigos científicos e um relato de experiência e esperamos que todos tenham ótimas leituras.
João Carlos Krause
v. 3, n. 1 (2013)
É com prazer que a equipe editorial da revista ENCITEC disponibiliza mais uma de suas edições, cumprindo seu papel na difusão das pesquisasna área de ensino em Ciências, Tecnologia e Saúde. Papel esse que nos últimos 2 anos de existência acredita-se que tenha sido cumprido com esmero, publicando inúmeros trabalhos de pesquisadores das mais distintas áreas e nas mais diversas modalidades de ensino, salientando cada vez maiso caráter multidisciplinar a que se propõe o PPGEnCT.
Neste primeiro semestre de 2013, a revista passa por algumas reformulações buscando uma nova identificação visual.
Dessa forma, nesta edição, apresentamos aos leitores seu novo layout , o que demonstra sua constante modernização e atualização, reforçando sua respeitabilidade, a qual, por sua vez, reflete na qualificação recebida pela ENCITEC no QUALIS/CAPES, passando a fazer parte do estrato B2 da área de Ensino (área 46).
Nesta edição e nas próximas estaremos publicando artigos completos referentes a trabalhos apresentados durante o II CIECITEC que ocorreu na URI, campus de Santo Ângelo, no período de 27 a 29 de junho de 2012. Os artigos, que ora são publicados, refletem, em sua maioria, a temática proposta pelo evento: “Temas Controversos no Ensino de Ciência e Tecnologia”. Diante disso e, sob esse prisma, nada mais justo do que iniciar este volume com o artigo do professor Pedro Rocha dos Reis intitulado “DA DISCUSSÃO À AÇÃO SOCIOPOLÍTICA SOBRE CONTROVÉRSIAS SÓCIO CIENTÍFICAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA”,o qual reúne as principais ideias apresentadas em sua conferência na abertura do II CIECITEC.
Boa leitura!
João Carlos Krause
1 a 23 de 23 itens