O EMPREENDEDORISMO E A INOVAÇÃO: O CASO DOS EMPREENDEDORES DO SETOR AUTOMOBILISTICO DE SANTA MARIA – RS

Maurício Costa de Oliveira, Élio Sérgio Denardin, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Andreas Dittmar Weise, Fermanda Piccinin Michelin

Resumo


O Brasil é considerado um país de empreendedores, onde o brasileiro é conhecido como um povo criativo, capaz de pensar em ótimas soluções para situações adversas. Para isso, basta que essa capacidade criativa e inovadora seja motivada. Assim, este trabalho tem por objetivo verificar as formas utilizadas pelos empreendedores do ramo automobilístico de Santa Maria – RS para buscar a inovação nas suas empresas. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como quantitativo, do tipo descritivo, sendo realizado por meio de uma pesquisa de campo nas referidas empresas, através de uma entrevista estruturada aplicada nos empreendedores. Como resultados, entre as principais formas que os empreendedores utilizam para buscar a inovação estão à pesquisa em outras empresas do ramo, bem como nas próprias sugestões dadas pelos seus colaboradores. Entretanto, existem alguns pontos que podem ser revistos, como no caso da busca por novas tecnologias, considerando que os consumidores procuram novos atrativos nos produtos, isso poderia criar um diferencial perante a concorrência.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v1i1.1294

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




           

Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO - Mestrado Profissional da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo | Revista Gesto | ISSN 2358-0216 | Rua Universidade das Missões, 464, prédio 06 | CEP 98802-470 | Santo Angelo-RS | revistagesto@san.uri.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

ISSN: 2358-0216