COMPETÊNCIAS DOCENTES: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Resumo
Objetiva-se uma análise das competências docentes dos profissionais que atuaram no Curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, RS. Ao elucidar as competências docentes possibilitar-se-á aos gestores da instituição, a identificação das competências que hoje são consideradas essenciais e, a partir dos resultados, trabalhar e desenvolver seus profissionais com o propósito de conquistar vantagem competitiva e sustentar um ensino de qualidade. Para tanto, utilizou-se de entrevistas e questionário semiestruturado com os participantes do referido curso. Ao mesurar o nível de desenvolvimento das competências docentes na visão dos professores, considera-se que a autoavaliação foi positiva. Sendo possível identificar o reconhecimento dos profissionais acerca de algumas ações essenciais para a aprendizagem dos estudantes. Quanto ao posicionamento dos estudantes com relação ao desempenho dos docentes do curso, observou-se que os resultados obtidos não foram satisfatórios em alguns momentos, o que pode ser comprovado quando apenas oito das vinte e quatro questões convergiam totalmente entre o posicionamento discente e docente. Sendo assim, esta prática de avaliação e identificação deve ser uma constante, no intuito de oferecer estratégias que possibilitem o desenvolvimento adequado das competências necessárias, pois estas influenciarão nos resultados do processo de ensino e aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v0i0.1780
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Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO - Mestrado Profissional da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo | Revista Gesto | ISSN 2358-0216 | Rua Universidade das Missões, 464, prédio 06 | CEP 98802-470 | Santo Angelo-RS | revistagesto@san.uri.br
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