SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO PDI E PNE

Lucas Veiga Ávila, Thays Wolfart, Luana Inês Damke, Marcelo Mendes Arigony

Resumo


Este artigo tem como finalidade analisar como a sustentabilidade (econômica, social, ambiental, ecológica, política nacional, política internacional e cultural) está sendo pautada nos Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI das Instituições Federais de Ensino Superior e no Plano Nacional de Educação – PNE. O percurso metodológico é de caráter qualitativo descritivo, sendo utilizada a análise de conteúdo para análise dos resultados. Como principais resultados, destaca-se que a sustentabilidade vem sendo pautada na missão e visão da sustentabilidade, tendo características e peculiaridades de acordo com a região e tempo dos Planos. As Universidades estão em processo lento para atualização do PDI que é exigida por lei. Quanto ao PNE, verificou-se que há alinhando das diretrizes com as perspectivas da sustentabilidade. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v5i1.2301

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