ESTUDO DE CASO DA CAPACIDADE DE MARKETING DE UMA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Resumo
As incubadoras de empresas são organizações que auxiliam empreendimentos nascentes de caráter inovativo, mediante a oferta de infraestrutura e suportes variados (ANPROTEC, 2016). As Incubadoras de Base Tecnológica (IBT), por serem prestadoras de serviço para outras organizações e pertencerem a mercados de alta tecnologia, apresentam capacidades de marketing (CM) específicas para o alcance de seus objetivos estratégicos. As capacida-des de marketing, por sua vez, são habilidades que permitem às empresas o gerenciamento de atividades por meio do uso dos recursos disponíveis (DAY, 2011) e, portanto, influenci-am diretamente no desempenho organizacional. O objetivo do presente trabalho foi compre-ender como essas capacidades são articuladas em uma incubadora de base tecnológica brasi-leira de relevância nacional. Para tal, foi realizado um estudo de caso na incubadora CEL-TA, que se destaca por ser a primeira do Brasil e uma das maiores da América Latina. Os resultados apontam semelhanças com determinadas características apresentadas na literatura especializada, bem como algumas diferenças relacionadas ao posto de destaque ocupado pelo CELTA.
DOI: http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v7i1.2778
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