EMPREENDEDORISMO COMERCIAL, SOCIAL, DE SOBREVIVÊNCIA E A NEO-RURALIDADE: EM BUSCA DE UMA TIPOLOGIA

Ubyrajara Brasil Dal Bello, Octávio José Rio do Sacramento, Carla Susana da Encarnação Marques

Resumo


Esse artigo, de caráter teórico, tem dupla finalidade. A primeira delas é discutir as várias formas e motivações de empreender, as quais podem variar desde a busca pelo lucro ou um ideal social até a luta pela própria sobrevivência. Ou seja, a motivação nem sempre é de ordem financeira no sentido de rentabilidade. Muitas vezes, esse impulso tem como objeto um forte ideal ou a necessidade de subsistir. A segunda finalidade é a de fomentar uma reflexão sobre o sentido da ação empreendedora não centrada em grandes e tradicionais centros urbanos, porém, mais especificamente focada no empreendedorismo desenvolvido no meio rural por empreendedores vindos de fora do espaço agrário, mas que por alguma razão são atraídos pelo espaço rural. Nesse sentido, o artigo procura identificar quem é esse empreendedor que deixa de pertencer aos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, também procura explicar o significado dessa nova ruralidade que se apresenta a esse indivíduo como atrativo. Saliente-se que essa reflexão de base teórica contempla o empreendedorismo fora dos grandes conglomerados urbanos, mas não necessariamente de caráter rural num sentido purista ou exclusivo. Em outras palavras, não necessariamente ligado a negócios agropecuários, florestais ou agrícolas, embora incluindo essas modalidades também. Em síntese, o artigo procura compreender o significado da ação empreendedora, as motivações que levam um indivíduo a empreender e quem são e o que almejam os cidadãos de origem urbana que deixam a cidade e se mudam para o interior para ali desenvolver um projeto de vida.


Texto completo:

PDF HTML


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v7i1.2926

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

           

Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO - Mestrado Profissional da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo | Revista Gesto | ISSN 2358-0216 | Rua Universidade das Missões, 464, prédio 06 | CEP 98802-470 | Santo Angelo-RS | revistagesto@san.uri.br

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

ISSN: 2358-0216