A MODERNIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Cecilia Inês Tamiozzo

Resumo


Este artigo apresenta uma contextualização acerca da condução das pessoas com deficiência nos espaços escolares, mostrando de forma breve a trajetória primeiramente de negação, abandono e exclusão que os sujeitos com deficiência enfrentaram até sua aceitação, tanto social como educacional. Observando que os ideias da modernidade, em possibilitar a todos o acesso ao conhecimento, ao desenvolvimento e autonomia, possibilitou a inserção destes sujeitos nos espaços escolares, mesmo que em um primeiro momento foram excluídos, pois não atendiam ao modelo educativo proposto, mas foi essa possibilidade que ainda hoje está sendo ressignificada, pensada e discutida, que lançou o olhar em considerar as diferenças dos sujeitos deficientes nos espaços escolares, desafiando a escola que propõe ser justa e inclusiva a diferenciar-se frente as singularidades dos seus alunos e não a padronização e a igualdade na formação educativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v19i1.2352

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ISSN: 2594-9950