A MEDIAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA

Rosemari Zanon Candaten, Melissa Cross Bier da Silva

Resumo


Resumo: A família é o espaço onde acontece o primeira educação dos sujeitos e onde o ser humano aprende a conviver. Essa célula passou por várias transformações ao longo do tempo, porém não pode ser negligente e transferir sua responsabilidade para a escola. Para superar os desafios do mundo contemporâneo, os dois principais pilares da construção da humanidade, família e escola, precisam trabalhar juntos, cada um em seu papel e missão, objetivando o desenvolvimento pleno do indivíduo. Evidencia-se, dessa forma, a necessidade de haver uma parceria entre as duas instituições para sustentar uma relação de harmonia e conseguir resultados educacionais produtivos. É nesse contexto que o presente estudo se baseia, com o objetivo de ressaltar a importânciado trabalho do Orientador Educacional como mediador dessa associação. Essa função, indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, é exercida por um pedagogo especializado, que deve fazer um trabalho de chamamento e acolhimento das famílias, conscientizando-as de seu comprometimento com a tarefa de capacitar a criança para o bem-viver em sociedade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v19i1.2356

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ISSN: 2594-9950