Atualização

Política de aquisição, expansão e atualização do acervo

A Biblioteca Central URI – Santo Ângelo tem por objetivo auxiliar os professores nas atividades pedagógicas e colaborar com o desenvolvimento intelectual da comunidade acadêmica, além de prestar assistência a pesquisas e projetos desenvolvidos pela Instituição, organizando e preservando a memória dessa e da produção intelectual de seus docentes, discentes, assim como dos demais usuários.

O acervo é constituído por mais de 142.000 exemplares, divididos entre livros, periódicos, monografias, normas, CD-ROM, DVDs, entre outros; que são adquiridos através de compra, doação ou permuta.

Para garantir a necessária qualidade do acervo bibliográfico, como apoio indispensável à produção, difusão e aplicação do conhecimento, que é renovado e ampliado com extrema velocidade, a Instituição atende a todo o pedido de compra de novos títulos, à medida que a estrutura financeira permitir. Em vista disso, o acervo está sendo constantemente atualizado e ampliado.

Os livros são adquiridos a partir da bibliografia básica e complementar dos projetos pedagógicos dos cursos, e as solicitações de compra são feitas via coordenação de cursos à direção administrativa, que, por sua vez, autoriza a compra, atendendo, assim, às necessidades das disciplinas, dos cursos e dos alunos.
As assinaturas de periódicos são efetuadas mediante pedidos dos professores ao funcionário responsável por este serviço na Biblioteca, e este envia à direção administrativa para autorização da compra.

Além de compra, a Biblioteca Central também recebe documentos através da doação de particulares, professores e outros, que são incorporados ao acervo após uma prévia seleção, sendo permutado ou doado o material não utilizado.

O intercâmbio com outras instituições de Ensino Superior tem possibilitado o acesso à produção científica de outras Universidades e oportunizado a divulgação de nossas publicações.