URI


15 ANOS DE COMPROMISSO REGIONAL

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) completou, no dia 19 de maio de 2007, seus 15 anos de existência com reconhecimento oficial do MEC. Mantida pela FuRI (Fundação Regional Integrada), a instituição de caráter comunitário tem origem num esforço de lideranças de vários municípios do Alto Uruguai e Missões, que decidiram unir forças e trabalhar com o mesmo objetivo: dotar a região com uma universidade de modelo novo com profunda identidade comunitária. Seus campi e extensões localizam-se nas cidades de Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen, Santiago, Cerro Largo e São Luiz Gonzaga.
Abrigando três pólos de modernização tecnológica e um núcleo de desenvolvimento tecnológico, a URI conta com um total de 273 laboratórios. Do conjunto de suas áreas de atuação, conta com 71 grupos de pesquisa que contemplam 160 linhas de pesquisa. A URI possui, também, 165 projetos de pesquisa em iniciação científica que se encontram em desenvolvimento.

Nos últimos anos, celebrou mais de 600 convênios de cooperação técnico-científica e cultural com instituições brasileiras e estrangeiras. Muitas das ações da URI têm a sustentação de órgãos de fomento como a FAPERGS, CAPES, CNPq, FINEP e Secretarias de Estado do Rio Grande do Sul.

No momento em que completa 15 anos de reconhecimento como Universidade, a URI tem vários motivos para comemorar. E um deles, sem dúvidas, é o fato de estar entre as marcas mais lembradas no Rio Grande do Sul. Na categoria Universidades está entre as cinco mais lembradas da 17ª edição da Pesquisa Top of Mind 2007. Esse é o reconhecimento da comunidade para a marca que se preocupa com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento regional.
O campus de Santo Ângelo, que possui uma história de quatro décadas de Ensino Superior, tendo iniciado como Fundames em 1968, está localizado na zona norte da cidade em uma área de 165 ha. Essa área é utilizada para instalações acadêmicas e administrativas, onde são desenvolvidas as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, experimentação e aulas práticas.

Hoje, o campus de Santo Ângelo oferece ensino em sete grandes áreas do conhecimento, com um total de 22 cursos de graduação. Como instituição educacional, abriga mais de quatro mil alunos, na graduação, pós-graduação e na educação básica.

 CURSOS

Os 22 cursos de graduação oferecidos pelo campus são: Administração (com mais duas linhas de formação: Comércio Exterior e Turismo), Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Mecânica, Farmácia, História, Letras – Português/Inglês, Letras – Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química – Industrial, Química – Licenciatura, Sistemas de Informação, Teologia (através de convênio com o Instituto Missioneiro de Teologia). São oferecidos, ainda, em média 20 cursos de pós-graduação por ano. Também são oferecidos cursos técnicos em Enfermagem e Informática.