Acadêmicos de Ciências Biológicas/Bacharelado realizam visita técnica à Gramado

 

  

 

Ao encerrar o ano letivo de 2017, os acadêmicos de Ciências Biológicas-Bacharelado, da disciplina de Planejamento Ambiental Urbano, ministrada pela professora doutora Nilvane Ghellar Müller, realizaram viagem técnica à cidade de Gramado. O local foi escolhido em função de possuir uma estrutura organizacional em termos de planejamento ambiental que serve como referência de estudo nesta área.

Na ocasião, o grupo visitou o Horto Florestal de Gramado, conduzido pelo Técnico Agrícola responsável pelo Paisagismo do município, Márcio Pottratz, que explicou o processo de produção de mudas e o funcionamento da questão ambiental urbanística do local.

Outro ponto percorrido pelos acadêmicos foi o Parque da Lavanda, onde são disponibilizadas diversas espécies vegetais em que, algumas delas estão delineadas compondo a morfologia do local. Outras, podem até ser adquiridas pelos visitantes, como forma de custear a linda paisagem que o parque oferece.

Oportunamente, mantendo o foco da reciclagem, os futuros biólogos visitaram a Fábrica de Cristais de Gramado, onde acompanharam o processo de elaboração dos produtos, destacando-se que todo o cristal pode ser reaproveitado.

A turma ainda observou alguns detalhes do funcionamento da cidade como um todo, percorrendo as ruas de Gramado. À noite, desfrutaram da programação natalina que ocorre na cidade durante o período de Natal Luz.

A professora Nilvane, que acompanhou o grupo durante a viagem, destaca que “apesar de Gramado possuir condições climáticas e relevo favoráveis ao desenvolvimento de inúmeras espécies vegetais, também apresenta seus gargalos. Estes foram e continuam sendo minimizados diariamente, pois existe uma excelente organização para tal, além de contar com o apoio da grande maioria dos moradores, que foi sendo conquistada aos poucos, principalmente por meio da educação ambiental. Tais aspectos também foram constatados pelos acadêmicos, que destacaram a visita como amplamente significativa, aprimorando seus conhecimentos nesta área da Biologia, somado com os aspectos culturais que aquela linda cidade oferece aos turistas. Ao encerrar, foi feita uma análise das possibilidades de ampliarmos esses aspectos aprimorando o planejamento ambiental urbano da nossa região das Missões”.