Projeto inovador da URI disponibiliza monografias da Engenharia Civil para empresários da Região

O curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo iniciou na quinta-feira, 13, o projeto piloto que buscou apresentar para a comunidade regional os TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos.

O objetivo é que empresas e também pessoas físicas com espírito empreendedor, possam participar com incentivo ou quem sabe investimento em novos projetos na área de engenharia civil. Durante a mostra, o professor mestre Mauro Cesar Marchetti observou ser esta uma nova tendência dos cursos de engenharia, ou seja, “projetos estratégicos de pesquisa capazes de oferecer soluções, precisam ser compartilhados a fim de gerar aproveitamento e desenvolvimento. Esta atitude da URI Santo Ângelo consolida ainda mais o seu caráter comunitário”.

Entre os temas propostos pelos alunos, os empresários presentes conheceram desde a utilização de resíduos na construção de artefatos, até inovações aos planos de prevenção de incêndio. O formato escolhido para a Mostra, apresentação de pôsteres, possibilitou integração e discussão das ideias.

O projeto já planeja para 2019 que após a Mostra dos TCCs, professores e empresas devem oferecer sugestões e na sequência, serão formadas bancas integradas por professores e profissionais que estão no mercado de trabalho para apresentação oral dos formandos, a fim de buscar a participação de investidores.

“Na verdade, observa Marchetti, “a URI Santo Ângelo está se antecipando em relação às novas diretrizes curriculares, que terão foco na inovação e no empreendedorismo. Para tanto, o Câmpus de Santo Ângelo já se prepara há cerca de três anos, tendo implantado a URINOVA (incubadora de empresas) e instalado o parque tecnológico ( TecnoURI – Missões)”

Recebendo a comunidade e os empresários, participaram professores do curso de Engenharia Civil e de outros cursos, envolvidos nos diferentes projetos.