Ao extrair proteína de chia, URI abre perspectivas para a cadeia produtiva desta oleaginosa na Região

Aconteceu na quinta-feira, 13, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da URI Santo Ângelo, um Workshop sobre Obtenção de Proteína de Chia em Pó. O curso faz parte do Projeto Pocessamento e Desenvolvimento Tecnológico de Produtos de Chia na Região das Missões (CIT 55/2015, 1966-16.00/15-8), desenvolvido pela URI Santo Ângelo, com apoio da Giroil Agroindústria de óleos vegetais e da SDECT-Secretaria de desenvolvimento Ciência e Tecnologia/RS.

Segundo o coordenador do Projeto, professor do curso de Farmácia, farmacêutico Romeu Nedel Hilgert, o workshop “apresentou os principais resultados da etapa tecnológica do projeto, como a viabilidade técnica da obtenção do extrato em pó da semente da chia (Salvia hispânica L.), rico em proteínas, utilizando a secagem por aspersão (Spray Dryer).”

O equipamento, com características únicas no RS, permite o desenvolvimento, em escala piloto, de produtos em pó a partir de extratos líquidos de plantas medicinais, alimentos ou produtos químicos. Com este equipamento, a URI é capaz de realizar estudos de otimização de produtos em escala semi-industrial, permitindo a aplicação direta para processos industriais.
O curso contou com a participação de empresários locais da área alimentícia e farmacêutica, bem como de pesquisadores e interessados. Após a apresentação dos resultados, foi realizada demonstração prática da secagem de extratos, quando foi observado o equipamento em funcionamento. Também foi disponibilizada a versão eletrônica do “Guia para Cultivo e Comercialização de Semente de Chia”, acessível neste link (http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/sites/site_novo/wp-content/uploads/2018/12/cartilha.pdf).

Neste sentido, abrem-se perspectivas para a cadeia produtiva da Chia na região das Missões, bem como o desenvolvimento de produtos alimentícios, químicos e farmacêuticos, empregando secagem por aspersão, no âmbito do Tecnouri Missões – Parque Científico e Tecnológico da Missões da URI Santo Ângelo.