Pesquisa da Engenharia Química da URI conquista premiação em evento internacional

O curso de Engenharia Química da URI Santo Ângelo participou, em maio, em Florianópolis, do IV Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais.

          

Com orientação do professor Isaac dos Santos Nunes, os universitários Mirela Araujo Reis, Júlia Cristina Diel, Milena Santiago Chiquim e Tainan José Bender.submeteram três trabalhos: “Bagaço de uva como alternativa para adsorção de diclofenaco de sódio em solução aquosa”, “Estudo da utilização de bagaço de cana-de-açúcar como adsorvente de violeta cristal” e “Adsorção de diclofenaco de sódio em solução aquosa empregando bagaço de malte”, sendo este último premiado como segundo melhor trabalho na categoria pôster.

“Acredito que a temática do evento tem muita importância no cenário atual, observa Mirela, tendo em vista o crescimento dos problemas relacionados à má destinação e descarte dos resíduos de modo geral. Participar de um evento voltado a isto foi muito enriquecedor para mim e me deu novas perspectivas sobre o assunto. Quanto ao 2º lugar, foi uma surpresa e felicidade bem grande. Creio ser o reconhecimento por todo o trabalho que o grupo vem realizando desde 2017 e um incentivo para continuarmos por esse caminho”.

Para o coordenador do curso de Engenharia Química e orientador da pesquisa, Isaac Nunes, “o trabalho trata da temática ambiental, com foco na reutilização de resíduos agroindustriais para o tratamento de efluente líquido. É importante pesquisarmos isso aqui na região, onde há produção agrícola grande e geração elevada de resíduos que podem ter aplicações mais nobres, como as pesquisadas nestes projetos que temos realizado no curso de Engenharia Química”.