Curso de Direito da URI trabalha o tema cooperativismo com o Ensino Fundamental

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Direito e o Curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo desenvolveu atividades com estudantes e professores de escolas de Ensino Fundamental das Regiões das Missões e Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul.

O Encontro de Formação e Planejamento do Programa Cooperativismo nas Escolas (PCE) reuniu, dia 30 de agosto, professores/as e coordenadores/as de cooperativas escolares de seis municípios. Na oportunidade, a professora.doutora Rosângela Angelin, assessora do Programa há longo tempo, palestrou sobre o tema “Democracia e participação em Cooperativas Escolares: um olhar sobre a atuação de lideranças sob a perspectiva dos direitos humanos”.

O PCE é um programa com 28 anos de existência, desenvolvido pela Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (Cooperluz), de Santa Rosa. Nesse projeto, as escolas vinculadas participam de debates acerca de temas envolvendo as cooperativas, e turmas de estudantes são assessoradas para montar cooperativas escolares, a fim de que a teoria possa ser desenvolvida na prática e após, refletida num processo dialético com as/os estudantes e professores/as.

A professora Rosângela participou da organização da obra “Caminhos da Cooperação: Programa de Cooperativismo nas Escolas”, editado em 2015, sendo o mesmo reeditado em 2017, ambos pela Editora da FuRI.

Este vínculo faz parte do Projeto de Pesquisa “Direitos Humanos e Movimentos Sociais na sociedade Multicultural” e do Projeto de Extensão “Direitos de Minorias e Desenvolvimento Sustentável: Movimentando-se em Redes de Cooperação, Solidariedade e Conhecimento na América Latina”, ambos coordenados pela professora Rosângela.