Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho abre inscrições nesta sexta

O aperfeiçoamento na área de gestão e planejamento em saúde a indivíduos e grupos sociais é o foco da Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem do Trabalho, ofertada pela URI Santo Ângelo. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (1º) e encerram em 5 de agosto. Podem se inscrever profissionais formados em Enfermagem e áreas afins.

A pós-graduação terá aulas a partir de 12 de agosto, sempre às sextas-feiras à noite e aos sábados nos turnos manhã e tarde. Conforme o projeto do curso, o objetivo principal é desenvolver no enfermeiro competências que incluam conhecimento, habilidades e atitudes para a atuação no campo da saúde e trabalho. A Especialização tem carga horária de 390h.

Serão trabalhadas as disciplinas de: Saúde e Sociedade; Cultura, poder e mudanças; Legislação Previdenciária e Trabalhista A; Enfermagem do trabalho e a interface com o processo de cuidar; Relacionamento inter e intrapessoal; Ética em saúde coletiva; Doenças ocupacionais e epidemiologia; Metodologia da pesquisa A; A saúde do trabalhador e o Sistema Único de Saúde; Ergonomia; Qualidade de vida e saúde mental no trabalho; Educação e ensino em saúde; Visitas de estudos e seminários. Também estão previstas atividades complementares, como visitas a unidades do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), a empresas que possuam serviço de saúde do trabalhador e participação em eventos da área.

O curso de Especialização em Enfermagem no Trabalho tem coordenação da professora Alessandra Frizzo da Silva. São ofertadas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas na secretaria de pós-graduação, no prédio 6 do câmpus, ou pelo site santoangelo.uri.br. A seleção será feita no dia 6 de agosto, a partir de análise de Currículo Lattes e entrevista. Os resultados serão divulgados em 8 de agosto, no site da URI.