Semana Acadêmica da Pedagogia discute desafios na docência

O curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo realiza, até a próxima terça-feira (27) a primeira etapa de sua Semana Acadêmica. O evento reúne palestras e relatos de experiência relativas aos fazeres docentes. A segunda etapa inicia em novembro.

Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sonia Maria Piccoli, a Semana Acadêmica traz um conjunto de diversas temáticas, que buscam ampliar o conhecimento dos acadêmicos a partir das dúvidas geradas em sala de aula. A organização foi dos estudantes do 8º semestre do curso

A abertura oficial da 41ª Semana Acadêmica do curso, realizada nesta quarta-feira (21) iniciou com apresentação artística do grupo musical Segunda Opção, que tem como integrantes Luíse Albuquerque, Leonardo Angst, Joe David, Júlia Colovini e Marcelo Cardoso. A primeira noite também teve a realização de Mostra de Trabalhos Pedagógicos da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Artes e Educação, coordenada pela professora Maria da Graça Chabalgoicy do Nascimento e Silva.

O diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor Marcelo Paulo Stracke reassalta que as Semanas Acadêmicas são momentos importantes para a reflexão e atualização dos diálogos entre estudantes e profissionais da área. Ele cita Paulo Freire, ao afirmar que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria construção.

A primeira palestra foi ministrada pelas professoras Débora Dorneles Santos e Leila Cavinato, da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. A mediação foi da professora Juliana Beatriz Rodrigues. Elas falaram sobre práticas pedagógicas com os bebês, trazendo relatos sobre as mudanças na Educação Infantil. Débora e Leila citaram as mudanças nas diretrizes curriculares, que trazem a criança para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Para elas, houve uma reconstrução do papel do professor, que deixa de ser o que transmite e passa a ser o que media a construção do conhecimento.

Nessa quinta-feira (22) a professora Flavia Burdzinski de Souza ministrou a palestra “Pedagogia de Projetos e organização dos espaços no ensino fundamental”, relatando experiências na área. A Semana Acadêmica de Pedagogia continua nesta sexta-feira (23), com a palestra “Sexualidade e gênero na infância”, ministrada pela professora Lizete Dieguez Piber, com mediação da professora Marli Lourdes Johann.

Para a próxima segunda-feira (26) está prevista a palestra “A prática pedagógica na alfabetização”, ministrada pela professora Lisiane Hermann Oster, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Ijuí; e “Primeiros Socorros”, ministrada pela professora doutora Rosane Fontana, com mediação da professora Heloisa Helena Appel Maso. A primeira etapa do evento encerra nesta terça-feira (27), com a palestra “Literatura infantil no contexto da educação infantil e ensino fundamental”, com as professoras Valéria Neves Kroeff Mayer, e mediação da professora Maria da Graça do Nascimento.

A segunda etapa da 41ª Semana Acadêmica da Pedagogia será realizada nos dias 24, 25 e 28 de novembro e 1º, 2 e 5 de dezembro, com relatos de experiências das práticas de estágio, nas disciplinas de Ação Pedagógica.