MEC seleciona URI para Medicina em Erechim

 

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira, 27, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no Diário Oficial da União, portaria nº 545, que autoriza o funcionamento de quatro cursos de Medicina no Rio Grande do Sul. Na relação de mantenedoras de instituições de educação superior estão instituições que mantém Câmpus em Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A chamada pública ocorreu há quase dois anos, ainda em dezembro de 2014.

A mesma portaria aponta que as mantenedoras deverão comparecer ao MEC, na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no período de 28 de setembro a 11 de outubro de 2016 para entrega da garantia de execução dos cursos. 01

A URI terá seu curso de Medicina no câmpus de Erechim. Serão 55 vagas. Ainda não há uma definição sobre a realização de vestibular para receber a primeira turma em 2017. Esta é uma decisão que deverá ser anunciada somente após o encerramento definitivo de todo o processo que tramita junto ao MEC.

Para o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli a URI câmpus de Erechim está preparada para abrir o curso assim que as últimas questões forem superadas em Brasília e que demandam um determinado prazo. Segundo o reitor, no entanto, não é possível assegurar quando será realizado o vestibular. A intenção é já receber o curso no primeiro semestre de 2017 se possível. Luiz Mario Spinelli disse que a URI está “preparadíssima” para a medicina em todos os setores, do pessoal à infraestrutura.

O reitor também destacou que a URI vive um momento histórico e de grande significado. “A medicina é uma espécie de cereja do bolo”, porque, segundo Luiz Mario, a instituição com mais de 30 cursos de graduação em seis unidades, contempla as principais áreas do conhecimento. “A área de saúde é um exemplo com odontologia, farmácia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, educação física e agora, medicina”.

A URI é uma universidade regional, comunitária e multicampi. Possui 34 cursos de pós-graduação Lato Sensu e oito Stricto Sensu próprios sendo sete mestrados e dois doutorados. A universidade conta com mais de 13 mil alunos na graduação, 749 na pós-graduação Lato Sensu, 276 na pós-graduação Stricto Sensu e 2.209 alunos nas suas Escolas de Educação Básica. Possui 87 grupos de pesquisa e desenvolveu no ano passado 393 projetos de pesquisa. Também atendeu 85 mil pessoas (nove mil a mais que em 2014) nas diferentes áreas do conhecimento prestando serviços gratuitos de extensão com destaque para as áreas de saúde e jurídica, por iniciativa própria ou através de parcerias com órgãos públicos. A universidade conta ainda com 2.074 professores e funcionários, tem um acervo bibliográfico de 535 mil obras e possui 420 laboratórios.  A URI possui nos seus câmpus museus, corais, vila olímpica, ginásios e abriga quatro Pólos de Modernização Tecnológica e um Parque de Modernização Tecnológica.