Agronomia realiza 1ª Semana Acadêmica com palestras e minicursos

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realiza até 30 de setembro a 1ª edição de sua Semana Acadêmica. Voltado para a comunidade acadêmica, o evento terá palestras, apresentação de estudos de caso, pesquisas e minicursos, buscando intercâmbio entre estudantes e professores com produtores rurais, empresários da área, instituições de pesquisa, associações e cooperativas. A abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira (26), no auditório do prédio 5. A I Semanagro tem parceria com o Sindicato Rural de Santo Ângelo e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

04

Conforme o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, o curso de Agronomia já começou com muito planejamento. “A primeira semana acadêmica traz um diferencial, com diferentes experiências, cursos de qualidade, diversas possibilidades”, destaca. Ele também ressaltou a importância da utilização do espaço da Universidade para o desenvolvimento de inovação, principalmente através de parcerias. “Ainda estamos em busca de parceiros para uma utilização adequada de nossa área rural, produzindo inovação e respeitando o meio ambiente”, afirmou.

03

Para Cláudio Duarte, representante do Sindicato Rural e do SENAR, há uma grande carência de mão de obra especializada na região: “Precisamos de agrônomos capacitados para atender os associados na região. Muita gente sai do estado em busca de novas oportunidades, mas temos uma grande demanda aqui mesmo nas Missões”.

02

A primeira palestra foi com o professor doutor Aníbal de Moraes, da UFPR. Ele ministrou a palestra “SIPA – Sistema Integrado de Produção Agropecuária, juntamente com o professor Adelino Pelissari e o doutorando Leonardo Mitzuk. Aníbal defendeu a necessidade produzir mais com menos insumos: “É necessário contornar os problemas, com redução no uso de insumos, e maior proteção do solo e água”. Para ele, a SIPA é o caminho para conciliar a produtividade e a sustentabilidade. “Os sistemas integrados ampliam a resiliência, criam um ambiente mais estável, além de trazer um incremento de diversidade e de benefícios”, enfatizou.

01

 

A I Semanagro continua com a seguinte programação:

27 de setembro – terça-feira

19:30 – 22:30 –“Biotecnologia na Agricultura”– Engenheiro. Agrônomo. Mestre. Rodrigo Alff – Monsanto. Local: Auditório do prédio 5

28 de setembro – quarta-feira

19:30 – 22:30 –“Tecnologias e Sistemas de Irrigação na Agricultura Regional”- Engenheiro.Agrônomo.Cesar Bianchini – Agrofutura; Professor.doutor João Fernando Zamberlan – Unicruz. Local: Auditório do prédio 5

29 de setembro – quinta-feira

19:30 – 22:30 –Minicurso com a empresa Redemaq – Regulagens de Plantadeiras – Sr Roberval. Local: Empresa Redemaq

30 de setembro – sexta-feira

19:30 – 22:30 –Palestra “Agricultura de Precisão”.  Local: Empresa STARA

21:15 – 22:30 – Minicurso com a empresa STARA – Regulagens de Pulverizadores. Local: Empresa Stara