Evento debate diversidade na Pedagogia

O curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo realizou nesta quarta-feira (2), o evento “Pedagogia em Foco – Diálogos com a Diversidade”. A atividade marcou o encerramento da disciplina de Educação Inclusiva II, do 6º semestre do curso.

Conforme explica a professora Maria Aparecida Brum Trindade, que coordenou os trabalhos, o evento foi organizado buscando reflexões acerca da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização de diferenças, das diversidades, da democracia que compõe a sociedade contemporânea inclusiva, bem como as práticas docentes. Foram abordadas temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, diferenças de gêneros, laicidade e cultura africana.

A mesa redonda teve como participantes os acadêmicos Clara Maciel e Gabriel Felipe, com depoimentos sobre orientação sexual e gênero; a coordenadora da Área de Ciências Sociais Aplicadas, Rosângela Angelin, que falou sobre diversidade, direitos e violações; a presidente do grupo cultural negro de Santo Ângelo Neusa Carmem Freitas, que destacou a importância do ensino da cultura africana em escolas comuns e sobre o combate à discriminação e ao racismo.

Ainda, o evento contou com momento artístico peça teatral “Pedro Pedreiro”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Antunes de Almeida, de Carajá, em Entre-Ijuís.