Diretrizes para Autores
1. A Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, elaborada pelo Curso de Direito da URI, campus de Santo Ângelo, publica artigos, ensaios e resenhas.
2. Antes de realizar a submissão é imprescindível a leitura dos seguintes itens: “Processo de Avaliação pelos Pares”, “Código de Conduta Editorial” e “Declaração de Direitos Autorais”.
3. O Conselho Editorial não se obriga a publicar nenhum texto que lhe seja enviado, bem como não se obriga a devolver os originais. Somente serão devolvidos os textos ao(s) autor(es) em caso de mudanças ou correções sugeridas pelo Conselho Editorial. Ao enviar os trabalhos para publicação, seus autores cedem automaticamente os direitos autorais à Revista. Os conceitos e informações contidas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores. A revista fornecerá ao autor do texto um exemplar da edição, quando a mesma for impressa.
4. Os arquivos dos textos deverão ser submetidos exclusivamente pelo sistema on-line (Open Journal Systems) no portal da revista, mediante cadastro e criação de login e senha e encaminhados, preferencialmente, nas extensões DOCX (Microsoft Word) ou RTF (Rich Text Format). Outros formatos de arquivo (por exemplo, PDF) não serão aceitos, sendo imediatamente arquivados.
5. Os textos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano, devendo primar por uma linguagem clara e fluente e obedecer às normas ortográficas vigentes no país de origem.
6. Os artigos deverão ter no máximo até três autores/as, sendo que ao menos um dos autores deverá ter titulação de doutorado e, preferencialmente, estar vinculado a um núcleo ou grupo de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Resenhas ou ensaios deverão ter obrigatoriamente apenas um/a autor/a.
7. Ao submeter o arquivo, todo/s o/os autor/es deverão registrar o seu ORCID.
8. Os textos deverão seguir obrigatoriamente as seguintes especificações de configuração e formatação:
a) Os textos não deverão conter qualquer alusão aos autores. Os nomes dos autores deverão ser inseridos no formulário eletrônico, bem como ser atualizada a biografia em seu “perfil do usuário”, contemplando informações como maior titulação acadêmica e vínculo institucional, com referência explícita ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu a que se encontra vinculado e se está vinculado a alguma instituição de fomento à pesquisa.
b) O layout de página deverá estar configurado em papel A4, com as margens superior e esquerda 3 cm, direito e inferior 2 cm.
c) Os textos deverão utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12, com espaçamento entrelinhas simples, recuo de 1,25 cm na primeira linha dos parágrafos, com no máximo 20 laudas.
d) O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópicos numerados de forma progressiva, caixa alta, em negrito, sem recuo de primeira linha. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição do autor, mas os artigos devem obrigatoriamente conter:
- Título (em português e inglês): centralizado, em negrito e tamanho da fonte 12;
- Resumo (em português e inglês): justificado, tamanho da fonte 10, com, no máximo, 250 palavras;
- Palavras-chave (em português e inglês): no máximo 5 palavras-chave, tamanho da fonte 10, separadas por ponto;
- Considerações iniciais, desenvolvimento, considerações finais: tamanho 12, espaçamento simples.
- Citações e referências: As citações deverão ser no formato AUTOR-DATA, ou seja, entre parênteses deve constar (SOBRENOME, ano, página). As notas de rodapé deverão ser destinadas somente para breves comentários do texto. Não deverão ser utilizadas expressões latinas, tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetição de referência.
e) As Referências deverão estar no final do artigo, espaçamento entrelinhas simples, separadas por uma linha em branco e alinhadas à margem esquerda.
MODELOS DE REFERÊNCIAS:
Livro: SOBRENOME, Prenome do Autor do livro. Título: subtítulo. Local: editora, ano.
(Exemplo)
ANGELIN, Rosângela. Por onde caminham as mulheres agricultoras: vivências e desafios de grupos produtivos. Santo Ângelo: FuRI, 2015.
Capítulo de livro: SOBRENOME, Prenome do autor do capítulo de livro. Título do capítulo de livro. In: SOBRENOME, Prenome do Organizador do livro (Org.). Título do livro. Local: editora, ano, páginas do capítulo.
(Exemplo)
ADAMS, Adair; JUNGES, Fábio César. Sobre a questão da inclusão: questões antropológicas e pedagógicas. In: BRUTTI, Tiago A.; PERANZONI, Vaneza C. (Org.). Inclusão social e preconceitos na contemporaneidade. Santa Maria: Caxias, 2016, p. 37-54.
Artigo em Periódico impresso: SOBRENOME, Prenome do Autor do Artigo. Título: subtítulo. Nome da Revista, Local, v. , n. , p. inicial e final, mês e ano.
(Exemplo)
SAMPAIO, Eduarda de Paula; SILVA, Mônica Neves Aguiar da. Reflexões acerca do prolongamento artificial da vida e seus possíveis impactos éticos: um diálogo entre Habermas e a ficção científica de Philip K. Dick. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, p. 89-103, jan./abr. 2018.
Artigo em Periódico eletrônico: SOBRENOME, Prenome do Autor do Artigo. Título: subtítulo. Nome da Revista, Local, v., n., p. inicial e final, mês e ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano.
(Exemplo)
SILVA, Artenira da Silva e; MATTOS, Delmo Mattos; CHAVES, Denisson Gonçalves. Deficiência na prisão frente a uma revisão crítica criminológica. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, p. 195-213, jan./abr. 2018. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direito_e_justica/article/view/2355/1158. Acesso em: 9 jul. 2018.