RELAÇÃO ENTRE PERFIL DOCENTE E O DESEMPENHO DISCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar a relação entre o perfil docente e o desempenho discente dos cursos de Ciências Contábeis. A análise da pesquisa foi desenvolvida por meio de evidências quantitativas, obtidas com base em procedimentos estatísticos de regressão linear múltipla. Objetivando maior robustez dos resultados, a avaliação da proposta central demandou a realização de cinco testes empíricos, para avaliar se as características de perfil docente apresentam relação com o desempenho dos alunos, considerando cinco critérios distintos para mensuração da variável de desempenho dos alunos. Além disso, a operacionalização dessa pesquisa demandou o levantamento e análise do perfil de 1.810 professores dos cursos de Ciências Contábeis de 85 Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, sendo mensuradas cinco variáveis independentes de perfil docente. Com relação ao desempenho discente, foram utilizados os dados dos resultados no ENADE 2015, Exame de Suficiência do CFC 2017/01, 2017/02, 2018/01 e 2018/02 (CFC, 2017; 2018).
DOI: http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v7i2.3341
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