A CULTURA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO JUNTO AOS COLABORADORES DE UMA CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS
Resumo
Esse artigo relata um apanhado teórico sobre cultura organizacional e suas tipologias, com uma pesquisa de campo em uma concessionária autorizada de veículos na cidade de Uruguaiana – RS, com a participação de 14 colaboradores institucionais dos mais diversos setores dessa empresa. O estudo demonstra que diferentes tipologias de cultura podem predominar em diferentes setores da organização, com tudo uma ferramenta de gestão baseado na tipologia de cultura predominante na organização pode depender da conduta dos gestores, que, sobretudo necessitam levar em conta a disparidade cultural dentro da própria organização na qual dirigem. Esse trabalho necessitou de uma abordagem metodológica quali-quantitativa, na qual leva em conta dados numéricos para a dedução dos seus resultados. Entretanto o trabalho visa alcançar o seu objetivo e também dissolver a sua problemática, que está entrelaçada em um tema cultural interligado com a gestão de seus colaboradores.
Palavras-chave: Cultura Organizacional; Gestão; Competição; Cooperação.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v2i1.1383
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO - Mestrado Profissional da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo | Revista Gesto | ISSN 2358-0216 | Rua Universidade das Missões, 464, prédio 06 | CEP 98802-470 | Santo Angelo-RS | revistagesto@san.uri.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN: 2358-0216