INOVAÇÃO NO MODELO DE GESTÃO PARA A MICRO E PEQUENA EMPRESA
Resumo
No Brasil as micros e pequenas empresas caracterizam-se pela administração não profissional e gestão pessoal, insuficiência de recursos, principalmente financeiros e falta de mão-de-obra qualificada. Todavia, para serem competitivas e se manterem no mercado necessitam atualizar-se permanente e sistemáticamente, em termos de gestão e livrar-se de atividades com baixo valor agregado. Nesse contexto, tais empresas convivem com a necessidade imperiosa de focar seus modelos de gestão na inovação, contudo sem depender de onerosos investimentos, à semelhança das grandes empresas. Diante disso, investigou-se mediante uma pesquisa exploratória e bibliográfica de que forma a inovação pode se converter em uma ferramenta de gestão que produza diferencial competitivo para a micro e pequena empresa. Dentre as principais constatações resultantes, desponta a que indica a necessidade de desmistificar a inovação e de extendê-la à toda a economia e não apenas a determinados setores, grupos ou segmentos econômicos. É preciso que a inovação alcance, sem estardalhaço, nichos de micros e pequenas empresas de forma sistemática e persistente, contribuindo efetivamente para a solidez e sustentabilidade dos empreendimentos empresariais. Nessa empreitada, sugere-se a adoção de um modelo de gestão baseado em processo de inovação contínuo, mediante a utilização da técnica de benchmarking.
Palavras chave: Micro e Pequena Empresa, Gestão da Inovação, Benchmarking.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v2i2.1484
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