LA EVOLUCIÓN DE LOS SUPERMERCADOS EN TERRITORIO ARGENTINO Y BRASILEÑO: UN ANÁLISIS COMPARATIVO

Roberto Carlos Dalongaro, Lurdes Marlene Seide Froemming, Révis Caitano Feijó Moura, Vando Knob Hartmann, Patricia Harter Sampaio

Resumo


Supermercados contribuir significativamente para o desenvolvimento económico do país, obtendo vantagens no volume de produtos vendidos, o que lhe permite compensar a baixa margem de lucro sobre a venda de cada unidade de produto. Em territórios argentinos e brasileiros os supermercados são essenciais para a sociedade, especialmente para o serviço que prestam a ambos país, oferecendo a disponibilidade de uma variedade múltipla de produtos. Pela relevância da questão relacionada com os supermercados, o presente artigo tem como objetivo mostrar a comparação do valor nominal e percentual de vendas em 2014 com relação ao ano anterior. A comparação feita também abrange períodos-chave de vendas do ano. As mudanças nas vendas a preços correntes por item, a composição das vendas por grupos de artigos e uma análise comparativa da evolução do número de pontos de venda entre supermercados brasileiros e argentinos. Para realizar estes objectivos se utilizou um método de pesquisa documental, com base em dados publicados pelo INDEC com informações de 68 supermercados localizados em todo o território nacional argentino, e dados da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados. A base teórica do artigo é baseada nos conceitos de actividade de varejo, bem como os conceitos e características de supermercados.


Palavras-chave: Vendas; Varejistas; Supermercados.


Texto completo:

PDF (Español)


DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v0i0.1769

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