DIVERSIDADE GERACIONAL E A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS E ALEMÃS

Juliana Jaeschke, Enise Barth Teixeira

Resumo


Atualmente três gerações convivem nos ambientes organizacionais. Cada uma nasceu em épocas distintas e acompanhou fatos marcantes e inovações tecnológicas diferentes, realidades que contribuem para que essas gerações possuam anseios pessoais e profissionais particulares, os quais tem evidenciado muitos dos conflitos organizacionais. Neste ínterim, objetivou-se identificar e descrever as características-chave dos profissionais brasileiros e alemães das gerações baby boomers, X e Y, e descobrir até que ponto se evidenciam práticas de gestão de pessoas para a administração da diversidade geracional em empresas desses dois países, além de visualizar diretrizes para a gestão de pessoas nessa perspectiva. A pesquisa se caracteriza como aplicada e tem abordagem qualitativa. Em relação aos fins, é exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos é bibliográfica, documental e de campo. A investigação ocorreu em duas indústrias do Brasil e em duas alemãs. Os dados foram coletados mediante entrevistas semi-estruturadas e questionários abertos, e interpretados com base na técnica de análise de conteúdo, a partir de três categorias previamente definidas. Descobriu-se que as organizações brasileiras já introduziram práticas que visam gerir a diversidade geracional, como treinamento dos líderes, enquanto as empresas alemãs ainda não executam essas práticas, todavia consideram que elas poderão ser introduzidas. Por fim, propõem-se a mentoria como ferramenta de gestão de pessoas no âmbito da diversidade geracional, visando que os profissionais das diferentes gerações, atuando ambos como mentores e mentorados, possam se conhecer melhor e compreenderem-se propiciando um ambiente sadio de valorização do novo e preservação da sabedoria dos veteranos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v0i0.1775

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