MARKETING E BRANDING TERRITORIAL: FORTALECIMENTO DA MARCA “ROTA DO YUCUMÔ
Resumo
Apesar de ser um tema bastante abordado no Marketing territorial, a criação de uma identidade territorial ainda é pouco utilizada pelas cidades, regiões e países. A abordagem do branding territorial possibilita um ganho na visibilidade, promoção e apelo turístico, abrindo assim, portas para o crescimento econômico das localidades, já que os territórios passam a ser objetos de recursos. O objetivo do artigo é identificar as potencialidades de uma das rotas turísticas do estado do Rio Grande do Sul, localizada no Território da Cidadania Noroeste Colonial. Foi realizado uma pesquisa survey, a qual abordou a Rota do Yucumã, situada no norte do estado do Rio Grande do Sul. O objeto de estudo tem como característica uma abordagem quantitativa, por meio de levantamento de dados primários a partir de uma amostra não probabilística, aplicado em meio eletrônico e disponibilizado em uma rede social. Os resultados mostram que a grande maioria das pessoas respondentes não conhecem o principal ponto turístico da rota, mesmo a maioria indicando este tipo de local como muito atrativo. Além disso, foram questionados sobre a importância da criação de um selo para a rota, o qual poderá acompanhar produtos oriundos das localidades que fazem parte da rota, mostrando grande aceitação pelos respondentes. Conclui-se que, é relevante tornar a Rota do Yucumã mais atrativa, buscando um trabalho em rede entre os diferentes atores envolvidos, com o intuito de criação de um selo para a rota, fortalecendo a marca do território e contribuindo para o desenvolvimento local.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/v3i2.1784
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