ANÁLISE DE CUSTOS DA CADEIA DE VALOR: ESTUDO MULTICASO EM MICROCERVEJARIAS
Resumo
A análise da cadeia de valor no âmbito da gestão estratégica de custos é entendida como uma prática que contribui para viabilizar vantagens competitivas. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a aderência da gestão de microcervejarias ao que prescreve a literatura, em relação as práticas de análise de custos da cadeia de valor. Trata-se de um estudo multicaso em três microcervejarias, de natureza descritiva e qualitativa, cujos dados foram coletados no quarto trimestre de 2016 por meio de entrevista com gestores das empresas, análise documental e observações in loco. Os principais achados evidenciam que há uma proximidade entre o que prescreve a literatura e as práticas empresariais, ao ponto que são evidentes práticas que propiciam redução de custos e vantagem competitiva, nas quais se destacam parcerias com demais elos da cadeia de valor, com concorrentes e análises para decisão da forma de participação na cadeia de valor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/rg.v6i1.2450
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações - PPGGEO - Mestrado Profissional da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo | Revista Gesto | ISSN 2358-0216 | Rua Universidade das Missões, 464, prédio 06 | CEP 98802-470 | Santo Angelo-RS | revistagesto@san.uri.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN: 2358-0216