ANÁLISE DE CUSTOS DA CADEIA DE VALOR: ESTUDO MULTICASO EM MICROCERVEJARIAS

Estevo Mateus Olesiak, Vanessa Heckler Marquesini, Osmar Antonio Bonzanini, Marcos Antonio Souza

Resumo


A análise da cadeia de valor no âmbito da gestão estratégica de custos é entendida como uma prática que contribui para viabilizar vantagens competitivas. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é investigar a aderência da gestão de microcervejarias ao que prescreve a literatura, em relação as práticas de análise de custos da cadeia de valor. Trata-se de um estudo multicaso em três microcervejarias, de natureza descritiva e qualitativa, cujos dados foram coletados no quarto trimestre de 2016 por meio de entrevista com gestores das empresas, análise documental e observações in loco. Os principais achados evidenciam que há uma proximidade entre o que prescreve a literatura e as práticas empresariais, ao ponto que são evidentes práticas que propiciam redução de custos e vantagem competitiva, nas quais se destacam parcerias com demais elos da cadeia de valor, com concorrentes e análises para decisão da forma de participação na cadeia de valor.


Palavras-chave


Gestão estratégica de custos. Cadeia de valor. Análise de custos. Microcervejarias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/rg.v6i1.2450

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