A PERCEPÇÃO DO CLIENTE SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO ADOTADAS PELAS FARMÁCIAS

Victória Haas Masiero, Valesca Persch Reichelt

Resumo


O mercado farmacêutico vem apresentando um crescimento notável no Brasil e, com isso, as marcas pertencentes a esse segmento aderiram aos chamados “programas de fidelidade” como estratégia de marketing de relacionamento. Estratégia que se faz importante para que as redes possam personalizar seus serviços, fugindo do commodity do varejo, maximizando a perspectiva de valor do cliente, atingindo a fidelização. Realizou-se uma pesquisa exploratória aplicada, com o objetivo de entender a percepção dos usuários de programas de fidelidade. Foi adotada uma pesquisa quantitativa, por meio de uma survey, via correio eletrônico, como: o que o cliente busca em um programa de fidelização, o que enxerga como vantagens e o que é mais efetivo. A amostragem da pesquisa totalizou 8.203 sujeitos, predominantemente da região sul do Brasil. Em seguida, fez-se a análise e discussão dos resultados, na qual se constatou uma preferência dos sujeitos por marcas que possuem programas de fidelidade. Entretanto, os dados revelam que os entrevistados não são fiéis a uma única marca do setor. Com isso, contatou-se a importância de desenvolver um novo modelo de estratégia de fidelização. Diante dos dados apresentados, espera-se contribuir para os futuros estudos sobre marketing de relacionamento e programas de fidelidade aplicado às farmácias.


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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v6i2.2789

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