Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Missioneira é um periódico semestral do Curso de Teologia URI-IMT. Tem como missão oportunizar a socialização do conhecimento teológicos em particular e da área das Ciências Humanas e Sociais em geral. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Política padrão de seção

Editores
  • Fábio César Junges
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

TRADUÇÕES

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A fim de garantirmos o padrão de excelência na qualidade da Revista Missioneira, os artigos são, inicialmente, avaliados pelo Conselho Editorial (desk review) quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista e sua contribuição para discussão e pesquisa sobre Novos Direitos.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes da Comissão Científica Ad Hoc de Avaliadores, pelo sistema double blind review. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as avaliações, é solicitada uma terceira avaliação, também em blind review. Se, pelo menos dois examinadores aprovam para publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.

Os editores comunicarão por e-mail a decisão final sobre o processo de avaliação, que poderá ser “aprovar”, ou “aprovar com revisão”, ou “reprovar, pelas insuficiências identificadas e/ou o não enquadramento ao escopo da Revista”. Os textos não aceitos para publicação na Revista Missioneira arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica na área do Direito para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.

 

 

Periodicidade

Formato: Eletrônica

Periodicidade: Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Publicação Avançada de Artigos - Ahead of Print (AOP)

A Revista Missioneira passa a adotar a modalidade inovadora da Publicação Avançada de Artigos - Ahead of Print (AOP) - sem a necessidade de esperar a composição completa dos números ou edições.

Desse modo, a Revista Missioneira publica os artigos quando aprovados pelo sistema Double Blind Peer Review, antes da composição final dos números ou edições, com o objetivo de contribuir para o avanço da pesquisa científica por meio da rápida comunicação das pesquisas.

Com a modalidade, problemas de fluxo de editoração são minimizadas e quanto mais rápido os artigos forem indexados nas bases de dados e índices de citação nacionais ou internacionais, como por exemplo, o Google Acadêmico, mais rapidamente será disponibilizado os dados de pesquisa para acesso e citação. O objetivo principal da publicação avançada de artigos é acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação.

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas dos autores e leitores:

A revista não cobra taxas nem de autores e nem de leitores para os artigos submetidos e acessados.

  1. Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL)
  2. Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos: 0,00 (BRL)
  3. Não são cobradas taxas dos leitores pelo acesso aos artigos: 0,00 (BRL)