- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Publicação Avançada de Artigos - Ahead of Print (AOP)
- Política de Taxas para Processamento de Artigos
Foco e Escopo
A Revista Missioneira é um periódico semestral do Curso de Teologia URI-IMT. Tem como missão oportunizar a socialização do conhecimento teológicos em particular e da área das Ciências Humanas e Sociais em geral. As contribuições científicas destinadas à Revista devem ser inéditas, advindas destas áreas do conhecimento. Busca publicar produções em forma de artigos científicos, ensaios, traduções e entrevistas.
Políticas de Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Política padrão de seção
Editores- Fábio César Junges
![]() |
![]() |
![]() |
ENSAIOS
![]() |
![]() |
![]() |
TRADUÇÕES
Política padrão de seção
![]() |
![]() |
![]() |
ENTREVISTAS
![]() |
![]() |
![]() |
EDITORIAL
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
A fim de garantirmos o padrão de excelência na qualidade da Revista Missioneira, os artigos são, inicialmente, avaliados pelo Conselho Editorial (desk review) quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista e sua contribuição para discussão e pesquisa sobre Novos Direitos.
Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas integrantes da Comissão Científica Ad Hoc de Avaliadores, pelo sistema double blind review. Caso se verifique demasiada desigualdade entre as avaliações, é solicitada uma terceira avaliação, também em blind review. Se, pelo menos dois examinadores aprovam para publicação, com exigências de revisão e melhorias, o trabalho retorna aos autores para as devidas providências. Efetuadas as alterações, o trabalho é encaminhado aos revisores e/ou editores, a critério destes últimos, para verificação do cumprimento das solicitações.
Os editores comunicarão por e-mail a decisão final sobre o processo de avaliação, que poderá ser “aprovar”, ou “aprovar com revisão”, ou “reprovar, pelas insuficiências identificadas e/ou o não enquadramento ao escopo da Revista”. Os textos não aceitos para publicação na Revista Missioneira arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.
O Conselho Editorial reserva-se ao direito de encaminhar convites a especialistas com evidente competência acadêmica na área do Direito para possíveis publicações de suas produções intelectuais na revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas. Neste caso, os textos passam pelos procedimentos de ordem formal, normas da ABNT, ortográfica, gramatical e de língua estrangeira, realizadas por revisores especializados. Nestes casos, o trabalho é publicado com a explicitação de “artigo convidado”.
Periodicidade
Formato: Eletrônica
Periodicidade: Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Publicação Avançada de Artigos - Ahead of Print (AOP)
A Revista Missioneira passa a adotar a modalidade inovadora da Publicação Avançada de Artigos - Ahead of Print (AOP) - sem a necessidade de esperar a composição completa dos números ou edições.
Desse modo, a Revista Missioneira publica os artigos quando aprovados pelo sistema Double Blind Peer Review, antes da composição final dos números ou edições, com o objetivo de contribuir para o avanço da pesquisa científica por meio da rápida comunicação das pesquisas.
Com a modalidade, problemas de fluxo de editoração são minimizadas e quanto mais rápido os artigos forem indexados nas bases de dados e índices de citação nacionais ou internacionais, como por exemplo, o Google Acadêmico, mais rapidamente será disponibilizado os dados de pesquisa para acesso e citação. O objetivo principal da publicação avançada de artigos é acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação.Política de Taxas para Processamento de Artigos
Este periódico não cobra as seguintes taxas dos autores e leitores:
A revista não cobra taxas nem de autores e nem de leitores para os artigos submetidos e acessados.
- Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL)
- Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos: 0,00 (BRL)
- Não são cobradas taxas dos leitores pelo acesso aos artigos: 0,00 (BRL)