NATALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES ARENDTIANAS

Jenerton Arlan Schütz, Cláudia Fuchs

Resumo


O presente trabalho, de cunho bibliográfico, examina as articulações entre o conceito de natalidade e de educação no pensamento de Hannah Arendt. Objetiva-se, portanto, caracterizar a concepção de natalidade, isto é, o fato de que novos seres nascem no mundo e são capazes de iniciar algo totalmente novo e às reflexões acerca dos modos de educar as novas gerações. Para tanto, primeiramente, o estudo analisa a concepção de natalidade e, por conseguinte, tematiza a noção de educação no pensamento arendtiano. Ademais, indagamo-nos se de fato tratamos e consideramos os recém-chegados como potenciais renovadores, capazes de fazer o novo, ou como uma geração sem perspectivas e, em que medida a noção de natalidade pode acrescentar dimensões novas à abordagem da autora sobre educação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v19i1.2348

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ISSN: 2594-9950