PRESENÇA DO SE-MOVIMENTAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Daniel Skrsypcsak, Franciele Cristina Bracht

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal discutir a presença do se-movimentar no primeiro ano dos Anos Inicias do ensino Fundamental. O desenvolvimento corporal é fator fundamental e determinante no desenvolvimento da criança. Muito antes de a criança aprender a ler e escrever ela necessita conhecer seu corpo, saber o que é para frente, para trás, em cima e em baixo, e outras noções do tempo e espaço. Neste sentido o tema do estudo se torna relevante, pois necessita ser discutido e aprimorado para poder melhor contribuir no desenvolvimento integral das crianças. O estudo contemplou uma base teórica sobre a corporeidade, o movimento humano, os jogos e as brincadeiras além de apresentar dados primários coletados com quatro pedagogas que atuam no primeiro ano do Ensino Fundamental. A partir de entrevistas buscou-se compreender a concepção de movimento por parte das mesmas e como esse conceito de faz presente na sala de aula. A partir dos dados da pesquisa realizada foi possível identificar a presença do movimento na sala de aula sendo o corpo percebido como um todo, valorizado, respeitado e contemplado nas atividades das atividades desenvolvidas. Apesar dessa constatação ficou evidente que ainda existem inúmeras possibilidades pensando num trabalho que envolva corporeidade, movimento humano e o se-movimentar. Ou seja essas possibilidades não se esgotam por meio deste trabalho, o que ele provoca é a necessidade de uma maior discussão em relação ao tema para que realmente se torne algo presente no cotidiano da escola principalmente na faixa etária que contemplou o estudo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.31512/re.v19i2.2380

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ISSN: 2594-9950