PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA GESTÃO ESCOLAR
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como gestores e professores da rede pública estadual de Santa Catarina compreendem a gestão democrática e o processo de eleição para escolha dos gestores escolares. Além disso, pretende-se discutir o conceito de gestão democrática, reconhecendo a importância da gestão escolar e refletindo sobre sua evolução até chegarmos ao processo de eleição dos gestores, atualmente em vigor na rede. Acredita-se que esse processo é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da educação. O estudo caracterizou-se como teórico-empírico de cunho qualitativo. Participaram do estudo dezesseis professores da rede pública do Estado dos quais quatro são gestores. Os mesmos atuam em escolas dos municípios de Tunápolis-SC e Itapiranga-SC. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário contendo questões abertas para a compreensão do processo de escolha, em forma de eleição, para a função de gestor escolar. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa com o intuito de, a partir das respostas dos pesquisados, compreender o processo de forma clara, sempre relacionando a discussão com os autores que fundamentam nosso estudo. O estudo possibilita uma reflexão sobre os mecanismos que asseguram a gestão democrática, como esse processo ainda necessita ser aprimorado e, principalmente, percebemos que é um grande avanço na busca pela efetivação da democracia no espaço escolar.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.31512/re.v20i1.2553
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ISSN: 2594-9950