A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DIFICULDADES E AÇÕES POTENCIALIZADORAS

Cláudia Fuchs, Jamile Cabreira

Resumo


As reflexões contidas neste artigo buscam compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, principalmente, no que se refere à construção de conceitos na aprendizagem da Matemática durante o processo de alfabetização. Observa-se, desse modo, como os alunos constroem o conceito de número, bem como a representação do símbolo aliada a respectiva quantidade, a contagem, as relações de seriação e de classificação do valor posicional na ordem das unidades e dezenas. Ademais, objetivamos analisar as diferentes possibilidades utilizadas pelos alunos para construir significados acerca desses conceitos, a fim de que possam desenvolver o raciocínio lógico nas atividades propostas e avançar diante das dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31512/re.v20i1.2558

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


       

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2594-9950