Diretrizes para Autores
Regimento da revista eletrônica Equoterapia em foco – centro missioneiro de equoterapia santo ângelo custódio
TÍTULO I
DA IDENTIFICAÇÃO
Art. 1º A Revista Eletrônica Equoterapia em Foco - Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio - CMESAC, criada em setembro de 2011, registrada sob o número ISSN Eletrônico 2237-6062 e editada pela primeira vez em outubro do mesmo ano, é vinculada ao Centro de Equoterapia, cujos fundadores parceiros são Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santo Ângelo e aos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI campus de Santo Ângelo.
TÍTULO II
DO OBJETIVO
Art. 2º A Revista Eletrônica Equoterapia em Foco tem por objetivo a difusão de estudos, pesquisas e artigos no campo das áreas de conhecimento do CNPq e áreas temáticas da extensão e pesquisa universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber.
TÍTULO III
DAS RESPONSABILIDADES
Art. 3º As responsabilidades da Revista Eletrônica Equoterapia em Foco são exercidas pelos parceiros fundadores do CMESAC, em consonância com o Conselho Editorial.
Art. 4º O Conselho Editorial da Revista é constituído pelos seguintes membros:
I- o Presidente;
II- o Diretor e Editor;
III - Conselho Editorial;
IV - Comissão Editorial - Comitê de Professores Doutores e Mestres Avaliadores ad hoc
V - Jornalista Responsável;
VI - Bibliotecária.
§ 1º Compete ao Presidente:
a- orientar os membros do Conselho Editorial;
b- auxiliar e coordenar os trabalhos de produção e divulgação da Revista;
§ 2º O Diretor e Editor, exercerão as funções e atribuições de: promover a editoração, produção e divulgação; distribuir os artigos aos membros do Conselho Editorial para análise; zelar pelo bom desenvolvimento da Revista e pela imparcialidade do processo de seleção de artigos.
Art. 5º O Conselho Editorial e a Comissão Editorial têm por competência opinar sobre a qualidade e relevância da Revista, bem como emitir parecer sobre os artigos encaminhados para avaliação. Também poderá propor idéias e mudanças na política editorial vigente.
TÍTULO IV
DA PERIODICIDADE E DAS SEÇÕES DA REVISTA
Art. 6º A Revista Eletrônica Equoterapia em Foco é publicada regularmente a cada ano.
§ 1º A Revista Eletrônica Equoterapia em Foco terá tantas seções, quantas forem as áreas do conhecimento e as áreas temáticas utilizadas, contendo preferencialmente artigos inéditos.
§ 2º A numeração das edições é efetuada da seguinte forma: cada ano corresponde a um volume, cada volume tem sempre dois números, em ordem crescente, de acordo com o mês da publicação. Edições especiais seguem a contagem dos números, mas deve ser assinalado o caráter da especialidade.
Art. 7º A Revista Eletrônica Equoterapia em Foco tem formato eletrônico, mediante hospedagem no sítio da página: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/equoemfoco.
§ 1º A Revista tem acesso irrestrito e gratuito.
TÍTULO V
DA ORIENTAÇÃO EDITORIAL
Art. 8º São aceitos apenas trabalhos inéditos, que não foram publicados e/ou que não estejam no prelo para publicação, e que tenham parecer favorável do Conselho Editorial.
§ 1º Os artigos devem ser preparados para publicação em consonância com as normas expressas na própria Revista.
§ 2º Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para reformulação aos respectivos autores. Nestes casos, o Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles propostas não atendam às solicitações feitas pelos parecistas.
§ 3º O autor será comunicado do resultado da avaliação do seu trabalho em até 30 dias.
§ 4º Em caráter excepcionalíssimo, e por deliberação unânime do Conselho Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados, desde que sejam de suma importância para a edição correspondente.
Art. 9º A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.
Art. 10º Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do CMESAC ou do Conselho Editorial.
Art. 11. Os originais podem ser adaptados para fins de editoração, em adequação às normas da Revista.
Art. 12 As colaborações para a Revista Eletrônica Equoterapia em Foco devem ser enviadas para o endereço expresso na própria revista.
Art. 13 A autoria dos artigos, durante o processo de avaliação, será mantida em sigilo pelos membros do Conselho Editorial.
TÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 14 Os casos omissos e as dúvidas suscitadas na aplicação do presente Regimento serão dirimidos pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica Equoterapia em Foco e pelos parceiros fundadores do CMESAC.